segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

transplante

Ainda é um pouco fora de tempo para transplante,mas como estou muito curioso para ver como fica esta arvore com um vaso mais adequado resolvi arriscar.




Depois de muito trabalho removi o vaso,que não era trocado a alguns anos.



Removida a terra, e pronta para o corte de raizes.



Foi grande a ajuda do Marco e do João,pois o vaso com a arvore era muito pesado.



E o transplante com a troca do vaso.
Foi escolhido um vaso claro e vitrificado para valorizar a planta,e acho que atingimos o objetivo

4 comentários:

  1. Olá Luiz,

    A única dúvida que tive na altura (como a árvore estava molhada a casca apresentava-se mais escura) ficou, com esta última foto, dissipada. Ainda gosto mais. Os tons do vaso e da casca aproximam-se ligeiramente e deixam espaço para o contraste das texturas. A do vaso lisa e brilhante. A da casca rugosa e orgânica. É verdade que esta escolha é um pouco fora do habitual. Estamos acostumados a ver os ulmeiros em vasos mais para o terracota ou verdes água. Mas de facto, esta opção fez, a meu ver, muito pela árvore. "Levantou-a do chão" ajudando ao estilo de meia-cascata. Deu muito mais enfoque a uma das suas principais características: o tronco com os seus uro's e curvas. Ficou muito mais luminosa. É fantástico como um vaso tão simples pode tornar uma forma tão maciça e pesada em algo mais leve, sem com isto perder a força e harmonia. Fiquei contente por ter podido participar. Obrigado.

    Abr.
    João Pires

    ResponderEliminar
  2. Olá Luiz e João,

    Parabéns pelo trabalho realizado. O arejamento realizado deu um bonito pontapé de saída para essa silhueta invernal. Eu ainda me lembro da primeira vez que eu o Márcio pegamos nessa árvore à alguns anos atrás para fazer um arejamento e esse Uro foi uma grande surpresa porque na altura não estava visível. Penso que a árvore tem a particularidade de ser bastante individual no seu design por espécie. Não se vêm muitos assim por aí, de modo que Parabéns. Gostaria de sugerir apenas, porque acho que seria um ponto que poderia melhorar a árvore no futuro, se houvesse um ligeiro baixar do ápice e uma pequena aproximação mais evidente do mesmo com as massa verde logo abaixo do lado esquerdo (perspectiva do observador). Isto pode ser realizado, com uma maior extensão dos ramos de baixo dando a forma de um "domo" mais achatado, mas deixando liberdade para alguma irregularidade assimétrica. Deste modo a impulsão acompanharia o ramo descendente.

    O vaso foi bom olho!!!

    Boa continuação,

    Gus

    ResponderEliminar
  3. Viva Luiz

    Gostei dos teus trabalhos. Quando puderes envia-me o teu email para ivo.a.santos@gmail.com para irmos partilhando umas ideías.

    Abraço

    Ivo

    ResponderEliminar
  4. Os Ulmus são sempre árvores dramáticas com as suas ramificações, a casca e as suas silhuetas de Inverno.
    Este exemplar com os bonitos Uros está a caminho de sêr uma bela árvore.
    Algum trabalho de refinamento na ramificação para soltar as linhas individuais dos ramos principais só irá aumentar a força visual desta Senhora.
    Bom trabalho Guys!!!

    ResponderEliminar